Amanda França é formada em Comunicação (Rádio e Televisão) pela FAAP, pós-graduada em Fotografia e Mídia pelo Centro de Comunicação e Artes do Senac-SP e cursou jornalismo de moda na Eca-USP. Atuou como produtora nas emissoras Bandeirantes e TV Cultura em São Paulo. Editora de fotografia e fotógrafa do site Moda Almanaque do UOL (projeto iniciado no jornal Folha de São Paulo) e uma das editoras da revista cultural online Speculum, atualmente é pesquisadora na Editora Globo e fotógrafa freelancer.

Ana Paula de Miranda é doutora em Administração de Empresas na USP com tese em consumo simbólico. Pesquisadora convidada do Departamento de Negócios da Moda da Universidade de Manchester (Reino Unido). Professora de Teoria do Consumo do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial e Coordenadora do MBA em Moda da Faculdade Boa Viagem (FBV) – PE. Possui 25 trabalhos publicados no Brasil, Chile, Estados Unidos,Venezuela e Espanha, entre eles a revista espanhola DeSignis e a versão brasileira da revista inglesa Fashion Theory e o livro Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. É diretora de negócios da Modus – Marketing & Semiótica.

André Ricardo Robic é diretor executivo do Instituto Brasileiro de Moda – IBModa. É doutor em Administração pela USP, consultor de marketing, palestrante e professor dos MBAs do IBModa, FIA e FAAP.

Astrid Façanha é jornalista, colaboradora do jornal World Fashion e das revistas Vogue Brasil e Têxtil, entre outras. Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ, como bolsista do CNPq defendeu a dissertação “Entre Pigmentos, Scrapt Books e Passarelas”. Pesquisadora de Moda é membro fundador do NIDEM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Moda) e da Equipe 12 (Pesquisa e Projeto Museológicos de Acervos de Indumentária). Atuou durante seis anos com o agenciamento nacional e internacional de modelos. Coordenou os cursos de Jornalismo e de Publicidade do Centro Universitário de Maringá, no Paraná. Atualmente é docente no bacharelado em Modelagem e Estilismo do Senac-SP, da pós graduação em Criação e Styling do Senac-SP, da Pós- Graduação em Comunicação e Negócios do Cesumar, no Paraná e do curso de extensão em Fashion Styling do IED, Instituto Europeo di Design, em São Paulo.

Biti Averbach é editora, stylist e jornalista de moda. Foi editora de moda da revista Marie Claire durante sete anos, de 1999 a 2007. Atualmente trabalha como freelancer na área de moda e publicidade, e publica o blog Moda sem frescura, especializado em moda, música, arte e cultura pop.

Camila Perlingeiro é diretora da Memória Visual, editora especializada em moda, gastronomia, biografia e fotografia. Também é coordenadora de projetos especiais da Pinakotheke Cultural, instituição especializada na difusão da arte brasileira. É mestre em Museum studies: costume and textiles pelo Fashion Institute of Technology, Nova York, e uma apaixonada pela história dos trajes de banho e por causa disso tem uma pequena coleção de peças, documentos e fotografias de outras épocas.

Carol Garcia é jornalista graduada pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP e doutoranda no mesmo programa. É diretora científica da Modus Marketing e Semiótica, atendendo empresas estabelecidas nos Estados Unidos e no Brasil desde 1998. Colabora com L’Officiel Brasil e é co-autora do livro Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos (Anhembi Morumbi, 2005). Entre 2003 e 2007 coordenou as especializações em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida, Cultura de Moda e MBA em Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Em 2004, sob sua edição, o conjunto do trabalho do website Moda Brasil (2000-2005) foi considerado pela Internacional Foundation of Fashion Technology Institutes uma das cinco melhores práticas de educação em moda do mundo.

Crib Tanaka é jornalista, estilista e pós-graduada em Marketing. Especializada nas áreas de música, literatura e moda, já colaborou com diversos veículos entre eles a agência Reuters, o site Moda Brasil (Universidade Anhembi Morumbi) e o extinto Caderno H (Jornal do Brasil). Após trabalhar dois anos com assessoria de imprensa, atualmente é coordenadora de marketing da griffe Espaço Fashion. Apaixonada por moda, adora detalhes.

Cristiane Mesquita é doutoranda em Psicologia pelo Núcleo de Subjetividades Contemporâneas - PUC-SP com a pesquisa Roupa-território de existência. Atua como pesquisadora, professora, jornalista e consultora de projetos criativos e acadêmicos pela Olho Imagem de Moda. Curadora do ziguezague (MAM/SP 2007); autora de Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis (Anhembi Morumbi, 2004); diretora de Jardelina da Silva: eu mesma (Diphusa, 2006, DVD) e Mas isto é moda? (PaleoTV, DVD, 2005), coordena a pós-graduação em Criação de imagem e styling de moda no Senac/SP e trabalha junto à Universidade Anhembi Morumbi/SP e Faculdade Santa Marcelina/SP, entre outras.

Cristina Seixas é mestre em Artes e Design (PUC-Rio); jornalista, formada pela PUC/Rio; estilista, formada pelo SENAICETIQT, pesquisadora de Moda e produtora Cultural, é diretora da Interfashion – assessoria, eventos & marketing, empresa que trabalha em duas vertentes: Assessoria em Estilo, e direção e produção de eventos em geral.

Doris Treptow leciona no Savannah College of Art and Design, EUA. Sua formação em moda iniciou em 1989 no CETIQT /Rio, seguido por especialização em Moda pela UDESC/ Florianópolis e mestrado pelo SCAD/Savannah. Atuou como estilista e modelista no mercado de malharias em Santa Catarina e produziu sete vídeos Dossiê da moda com pesquisa de tendências. É autora de Inventando moda – planejamento de coleção, publicado em 2003.

Dorotéia Baduy Pires é designer graduada pela PUC-PR e artista plástica graduada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, mestre em Educação pela PUCPR. Formada em Design de Moda pelo Instituto Artístico dell´Abbigliamento Marangoni e pelo Politécnico Industriale per lo Sviluppo Industriale ed Econômico, Itália. Docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina. Múltipla atividade acadêmica no Brasil, Itália, Argentina, Uruguai. Organizadora e autora do livro Design de moda: olhares diversos (Estação das Letras, 2007). Presidente da Comissão Verificadora nas Áreas de Design – MEC/ Setec de 2001-2006; Avaliadora do INEP desde 2000. Empresária durante dez anos com atuação na área de design. Coordenadora do Projeto Milano: cultura, design e criação de moda, Itália e França, desde 2000.

Eleni Kronka é jornalista, mestre em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP, graduada pela Faculdade de Comunicação Social “Cásper Líbero”, com especialização em Jornalismo pela Universidade de Navarra (Espanha), docente dos cursos de Moda da Universidade Anhembi Morumbi (graduação e pósgraduação) e de especialização da Faculdade Santa Marcelina. É editora-chefe do Jornal World Fashion e membro da ONG Artemoda.

Evelyn Bonorino é jornalista, formada pela UGF/RJ e pós-graduada em Estratégia e Qualidade – UCM/RJ, atua na área de moda desde 1990. Foi estilista durante oito anos da sua própria marca a Mr. Kangaroo, especializada em sportwear. É professora da Escola de Moda Candido Mendes – Niterói, da Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro e do Senac – Rio. Nestas instituições ministra aulas de Marketing, Produção, Pesquisa e Consultoria. Oferece palestras sobre moda, comportamento e consumo no século XXI e tendências – Primavera/Verão e Outono/ Inverno. Desde 2003 por meio da Evelyn Bonorino – consultoria de moda e imagem – empresarial/pessoal oferece um atendimento personalizado a empresas que buscam aplicar novas estratégias dentro do segmento moda.

Fernanda Resende é consultora de estilo formada pelo Centro de Formação em Moda do Senac e pós-graduada em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi-Morumbi, com especializações em Personal Styling e Jornalismo de Moda (ECAUSP/ Anhembi Morumbi). Nascida em Vitória, Espírito Santo, começou a carreira como figurinista de filmes publicitários. Em 2002, juntamente com Cristina Zanetti, criou a consultoria Oficina de Estilo, que tem no portfolio mais de 100 clientes atendidos, além de trabalhos para empresas como Forum, Senac, Paula Ferber, Daniela Zylbersztajn, Cori/Grupo Pasmanik e Giselle Nasser. Editora do blog Oficina de estilo desde janeiro de 2006, organizou a primeira cobertura do São Paulo FashionWeek feita por blogs nacionais e estrangeiros, durante a temporada de outono-inverno 2007. Hoje, também compartilha sua experiência e conhecimento em colaborações para veículos de moda como FilmeFashion, Updaters e BlogView.

Flávia Padilha é jornalista, produtora e stylist de moda. Nascida em Brasília e radicada em São Paulo desde 1997, há dez anos atua no mercado editorial e publicitário como colaboradora de diversas mídias. É formada em Comunicação Social pelo Uniceub, Brasília, e especializada em moda por meio dos cursos nas áreas de pesquisa, linguagem, comportamento, história e marketing junto às instituições Domus Academy, de Milão, FAAP, Senac e IBModa. Alguns dos veículos com os quais já colaborou são as revistas Marie Claire, Criativa, Quem, Manequim, Claudia e VIP; o jornal Correio Braziliense e o programa de TV a cabo GNT Fashion. Paralelamente ao mercado editorial, realiza também trabalhos de pesquisa e consultoria de estilo para diversas empresas. Sua lista de clientes inclui as marcas O Boticário, Shopping Tamboré, Lojas Besni, Editora Globo, Lygia & Nanny, Marisa Ribeiro, Cori, entre outros.

Germana Fontenelle é economista doméstica de formação, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Ingressou no ensino superior em 1976 na área de Têxteis e Vestuário no curso de Economia Doméstica. Aos nove anos de idade, comecou sua estória no mundo dos fios, das tramas e das costuras, quando ao declamar uma poesia ganhou uma máquina de costura,Vigorelli, portátil. Em 1994 coordenou e implantou o Curso de Estilismo e Moda da Universidade Federal do Ceará onde articulou e coordenou o intercâmbio entre o curso e Université de la Mode de Lyon / Lumière/Lyon2. Desde o início de sua carreira profissional, trabalha prestando consultoria nas áreas de Moda, Vestuário e Artesanato, em empresas públicas e privadas do Estado do Ceará. Realizou vários projetos, dentre eles o das instalações físicas do Curso Superior Tecnológico de Design de Moda da Faculdade Católica do Ceará e participou do projeto pedagógico e de sua implantação.

Gilda Chataignier é jornalista (UFRJ), mestre em design (PUC/RJ), escritora, consultora de moda e professora de diversas universidades (PUC-RJ, SENAI-CETIQT e Estácio de Sá) em áreas de Moda e de Comunicação, na graduação e na pós-graduação.Autora das obras 1440 minutos de mulher (José Álvaro Editor), Todos os caminhos da moda (Rocco), 50 anos é o máximo (Rocco), Festas que dão baile (Rocco) e Fio a fio: moda, tecidos e linguagem (Estação das Letras). Em equipe: O corpo da moda, a moda do corpo (Editora Anhembi Morumbi), Plugados na moda (Editora Anhembi Morumbi). Como jornalista atuou nos principais veículos do Rio de Janeiro e São Paulo, tais como Jornal do Brasil, Desfile, Manchete, Querida, Vogue, Manequim, Caras e outros.

Juliana Pinheiro Mota está à frente do site Radar55 (www.radar55.com), que, como o próprio nome sugere, funciona como uma antena sobre o que há de mais novo, bacana e, o que é melhor, ainda não descoberto. Com algo de novo no ar todo dia, dá dicas sobre arte & cultura, design, moda, gastronomia, viagem e diversão. Na Radar55Loja (www.radar55loja.com), faz o trabalho de garimpo dos novos designers e artistas, expostos com exclusividade na loja-galeria virtual do site. Freqüente colaboradora da revista Vogue, especializou-se em descobrir cantinhos secretos – e deliciosos – por onde quer que vá. Formada em Comunicação pela PUC-Rio, a jornalista carioca trabalhou na Revista Domingo, do Jornal do Brasil, na qual assinava a coluna Mercadorias, e na editoria de comportamento de O Globo.

Kathia Castilho é professora do Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi – SP. É doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Pesquisadora convidada do Grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais da ECO-UFRJ e do GEMM – Estudos de Marketing de Moda – USP-SP. É coordenadora da coleção de livros Moda e Comunicação da Editora Anhembi Morumbi na qual é autora do livro Moda e linguagem. São Paulo; Anhembi Morumbi, 2004 e Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo:2005 e Diretora da Editora Estação das Letras em São Paulo.

Laura Artigas Forti é blogueira e jornalista formada pela PUC-SP. Quando criança adorava brincar com panos e amostras de carpete. Descobriu sua paixão pela moda na aula de francês no ginásio. Depois de trabalhar com teatro, publicidade e música, já formada, resolveu dedicar-se a moda e criou o blog Moda pra Ler em janeiro de 2006 e descobriu o prazer de se autopublicar, de estudar bastante para não se sentir culpada por não estar atualizada e de conquistar leitores. Já colaborou com veículos de renome, como as revistas Moda da Folha de S. Paulo, Rolling Stone Brasil e Simples e gostaria de ser professora de História da Moda um dia.

Lu Catoira nasceu em São Paulo e estudou em escolas tradicionais, como Des Oiseaux, Madre Alix e Dante Alighieri. Formada em Publicidade pela FAAP – e em Jornalismo pela UniverCidade, do Rio de Janeiro, é pós-graduada pela UniRio e pela Universidade Anhembi-Morumbi. Como jornalista, colaborou com os principais publicações do país, como o Jornal do Brasil e O Globo, em diversas revistas da Editora Abril e da Editora Globo – onde teve colunas fixas nas revistas Moda Brasil, Criativa e Moda Moldes. Na Bloch Editores, foi editora de moda das revistas Desfile, Pais e Filhos por oito anos e consultora do visual do jornalismo da TV Manchete. Atualmente além de produzir catálogos, e editoriais para o jornal O Globo, é freelancer da revista World Fashion e do site www.modeconsultoria.com.br. Na área acadêmica, é coordenadora da Faculdade de Design de Moda do SENAI-CETIQT, no Rio de Janeiro.Também leciona no MBA de Gestão de Moda da Faculdade da Cidade e no curso de Moda e Figurino da Universidade Estácio de Sá e faz parte do conselho do Comitê Acadêmico, Colóquio da Moda.

Lula Rodrigues tem formação em Comunicação Visual, começou a carreira profissional como roteirista e arte-finalista de história em quadrinhos na Rio Gráfica Editora e depois diretor de arte de publicidade de moda para a revista Moda Brasil. Coordenador de produção e depois coordenador de moda do Caderno Ela e posteriormente diretor de arte e consultor de moda para o GNT Fashion. Passou pelo Videoshow como autor-roteirista e fez projetos especiais de marketing de moda pioneiros para O Globo, como o Ela Cyber, um site de cobertura da Semana BarraShopping de Estilo, em 1996, que subiu ao cyberspace em tempo real quando ainda não se falava do assunto. É colaborador regular do Caderno Ela de O Globo e autor do Manual de estilo Borelli. Assina a coluna/ blog Homempontocom moda & estilo masculinos com Lula Rodrigues, no Globo online. Escreve para revistas como a Vogue, a FFW Mag e outras. Em setembro de 2007, inaugura o portal Homempontocom TV – uma emissora de tv na web, tratando de moda, estilo de vida e street art, focados no público masculino.

Marcia Couto Mello é doutoranda e mestre em Arquitetura e Urbanismo, com áreas de concentração em Urbanismo e em Conservação e Restauro, respectivamente, pela Universidade Federal da Bahia – Curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura. Professora da Universidade Salvador (UNIFACS), nos cursos de Gestão e Design de Moda, e, Arquitetura e Urbanismo. Integrante do grupo de pesquisa História da Cidade (UFBA / CNPq). Coordenadora e professora pesquisadora do laboratório de pesquisas Arquimemória, NEPAUR / PPG em Desenvolvimento Regional e Urbano – UNIFACS. Entre os trabalhos editados, destaca-se: Salvador multimagética – A imagem do bairro do Comércio através de cartões-postais (1890 – 1950).

Maria Celeste de Fátima Sanches é mestre em Design pela UNESP, especialista em Moda pela UEL e Bacharel em Desenho Industrial/ Habilitação em Programação Visual pela UFPR. É a atual Coordenadora de Estágio Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina e docente convida- da dos programas de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina e Senai PR. Atua como avaliadora do MEC na Área de Design desde 2002 e trabalha como designer autônoma em projetos gráficos e consultoria para indústrias de moda. Em suas pesquisas, prioriza o estudo de metodologias de projeto e usabilidade para o desenvolvimento de produtos de moda.

Maria Cristina Volpi Nacif é doutora em história social pela UFF e professora adjunta da Escola de Belas Artes, UFRJ. Ela é autora dos artigos Confecção e mão-de-obra, no Rio de Janeiro, nos primeiros cinqüenta anos do século XX. IN: CASTILHO, K. Plugados na moda e Luxo e fantasia: a bijuteria de alta-costura e a herança de Coco Chanel. IN.: CASTILHO, K. O novo luxo (publicados em 2006, ambos pela Editora Anhembi-Morumbi), entre outros trabalhos sobre a moda no Brasil, que pesquisa há mais de quinze anos, abordando o estudo do traje em seus aspectos materiais e simbólicos.

Maria do Carmo Teixeira Rainho é historiadora e mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Professora da graduação e da pós-graduação em Design de Moda do SENAICETIQT e do MBA de Moda e Criação da Univercidade. Pesquisadora do Arquivo Nacional desde 1988, atuando como curadora de exposições, autora e editora de publicações e do portal web da instituição. Autora de livros e artigos tendo como eixos a história da indumentária e da moda no Brasil, teoria e historiografia da moda, moda e produção editorial. Entre os textos publicados destacam-se A cidade e moda: novas pretensões, novas distinções – Rio de Janeiro, século XIX, Editora UnB, 2002 e Retratos Modernos, Arquivo Nacional, 2005.

Mariana Meier é estilista de acessórios. Estudou estilismo industrial no SENAI-CETIQT, no Rio de Janeiro, onde formou-se em julho de 1997. Em agosto de 1997 Mariana mudou-se para Florença, Itália, para estudar a arte de fazer sapatos e bolsas na região mais famosa do mundo para artefatos de couro. Durante os estudo na Itália teve seus trabalhos publicados em revistas européias nas sessões de novos designers e de novas promessas para o futuro do estilismo italiano. Suas criações foram expostas em várias feiras de couro italianas. No ano de 2001 começou a trabalhar na empresa Bally, como assistente de estilismo no departamento de criação e desenvolvimento de bolsas e acessórios. Em fevereiro de 2003 criou a marca Accent Designs e em junho de 2005 abriu a sua primeira loja na cidade de Lugano, Suíça.

Mirela Lacerda é jornalista formada pela PUC-Rio, Estilismo pela Escola de Moda Candido Mendes e pós-graduada em Cultura de Moda pela Universidade Anhembi-Morumbi. É professora do Senac-Rio e das Universidades Candido Mendes e Estácio de Sá. Em 2005 fundou com outras cinco sócias o site www.meninasdamoda.com.br onde atua como editora de conteúdo e colunista de moda internacional e de tendências. Tem larga experiência em pesquisa de moda e comportamento e como consultora de empresas e confecções no Rio de Janeiro.

Nízia Villaça é professora titular da ECO/UFRJ, com pós-doutorado em Antropologia Cultural – Sorbonne, Paris V; pesquisadora do CNPq; coordenadora do Grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais; autora e organizadora entre outros, dos seguintes livros: O novo luxo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2006. Org. c/Kathia Castilho; Plugados na moda. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2006. Org. c/Kathia Castilho; Impresso ou eletrônico? – um trajeto de leitura. Rio de Janeiro: Mauad, 2002; Em pauta; corpo, globalização e novas tecnologias. Rio de Janeiro: Mauad, 1999; Em nome do corpo. Rio de Janeiro: Rocco. 1998. Co-autor: Fred Góes; Paradoxos do pós-moderno; sujeito & ficção. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

Patrícia de Mello Souza é mestre em Design pela UNESP, especialista em Moda pela UNERJ e bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR. É a atual coordenadora do Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina e docente convidada dos programas de pós-graduação da Universidade Paranaense e da Universidade de Passo Fundo. Atuou como avaliadora do MEC na Área de Design de 2001 a 2006 e foi empresária do setor de confecção do vestuário de 1983 a 2000. Em suas pesquisas, prioriza o estudo da modelagem tridimensional como instrumento de criação de moda.

Patricia Santanna é doutoranda em História da Arte (IFCH, UNICAMP, FAPESP), Mestre em Antropologia (UNICAMP), Especialista em Museologia (USP), atua como consultora para o Segmento de Moda para o Ministério da Cultura e leciona História do Design no Istituto Europeo di Design (São Paulo, SP). Já desenvolveu pesquisas sobre a linguagem visual das revistas de moda no Brasil, os processos de musealização de coleções de vestuário, entre outras. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a relação arte e moda estabelecida nos anos de 1960 no Brasil.

Paula Acioli é carioca. Formada em Design e Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Especializou-se em Joalheria pela Scuola Lorenzo de Médici em Florença, Itália e em Moda pelo London College of Fashion – uma das mais conceituadas instituições de moda do mundo – em Londres, no Reino Unido.Trabalhou por mais de dez anos criando a identidade visual de diversas empresas no Rio de Janeiro e no Brasil. No anos 1990, mudou-se para Londres e estudou no London College of Fashion. Desde seu retorno ao Brasil, é convidada por empresas e instituições de ensino a proferir palestras, cursos e seminários em moda, tendo sido a idealizadora, junto à equipe do Senac Moda Rio, do primeiro Caderno de Tendências da instituição. Atualmente mora no Rio de Janeiro, é docente do MBA em Gestão de Negócios em Moda e de Moda e Criação na UniverCidade, RJ; é docente de cursos de extensão em moda na mesma instituição e está à frente do Paula Acioli / Profashional – núcleo de pesquisa de moda, bem como do GEM – Grupo de Estudos da Moda, formado por alunos, ex-alunos, profissionais e interessados na área de moda. Presta consultoria e desenvolve projetos especiais para empresas e instituições de ensino, como Rede Globo, L’ Oréal, Rio Design, Fashion Mall, EMI, Revista Manequim, British Council, Uncle K., Luiza Bonadiman, RM Trends, Be Yourself Acessórios, Cor Margarida, Senac, UniverCidade, Instituto Tudo é Moda, entre outros. É autora do livro Trinta estilistas. À moda do Rio (Editora Senac Rio), primeira compilação sobre criadores de moda da cidade do Rio de Janeiro, escrito em parceria com Iesa Rodrigues.

Rebeca de Moraes é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero.Trabalhou por três anos no jornal Meio & Mensagem como repórter das editorias de Campanhas, Negócios (em que escrevia sobre moda), Agências e Produção. É criadora e editora do blog Modos de moda e atua como freelancer para revistas ligadas ao público jovem como Capricho e LoveTeen. Já fez cursos de Comunicação na Moda e Marketing de Moda pelo Instituto Brasileiro de Moda (IBModa). É uma eterna amante e crítica da moda, sobre a qual adora ver, falar, ler e escrever.

Renata Abranchs é formada em Indumentária – Belas Artes pela UFRJ e Estilismo no SENAI-CETIQT. É consultora de moda e atua nas áreas de pesquisa, planejamento e coordenação de coleções. Em seu currículo estão empresas líderes no mercado como: Cantão, Leader, Farm, Mercatto, Carlota, Checklist, entre outras. Criou em 1997 o Bureau de Estilo Renata Abranchs, onde é produzido um diversificado material de tendências de moda fortemente direcionado ao mercado nacional. Além disso, de três em três meses realiza palestras de tendências que são referência no calendário da moda brasileira. Atualmente sua equipe se dedica também em editar seus inspiradores blogs: www. renataabranchs.com.br/blog e www.rioetc.blogspot.com

Renata Pitombo é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2003), onde também fez o mestrado (1997) e graduou-se em jornalismo (1992). Em 2001 fez estágio doutoral no Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano, da Université René Descartes (Paris V – Sorbonne). Entre 2003 e 2006 coordenou o curso de graduação em Comunicação e Produção de Moda da FTC Salvador, onde liderou o grupo de pesquisa Moda Mídia. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pesquisadora do grupo Estética e existência, cadastrado no Cnpq. É autora do livro Os sentidos da moda, pela editora Annablume.

Rita Andrade é professora do curso Design de Moda da Universidade Federal de Goiás e editora da revista Fashion Theory – a revista da moda corpo e cultura, edição brasileira; doutoranda no Programa de História da PUC–SP; mestre em History of Textiles and Dress pela University of Southampton, Reino Unido. Pesquisadora convidada do Instituto ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais (www.ethos.com. br), foi professora dos cursos de pós-graduação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e pelo SENAC-SP.Tem artigos publicados na revista eletrônica www.modabrasil.com.br. É co-editora do número especial Moda da revista Nexus (Editora Anhembi Morumbi, 2002).Tem artigos publicados em O novo luxo (CASTILHO, Kathia e VILLAÇA, Nizia (org.). Editora Anhembi Morumbi, 2006); The Latin American fashion reader (ROOT, Regina (ed.). Berg, 2005) e na revista científica Textile History (Maney, maio 2004). É casada, mora em Goiânia – GO e tem uma filha.

Roberta Ristow é carioca e jornalista, formada também em moda, área em que atua desde 1998.Trabalhou como editora de moda e estilo da revista Playboy, da Editora Abril.Anteriormente, foi produtora de moda e repórter da revista Desfile, da extinta Editora Bloch. Atualmente, cursa um Master em Gestão de Empresas de Comunicação na Universidade de Navarra e trabalha na versão on-line da revista Elle, da editora Hachette Filipacchi, na Espanha.

Rosane Preciosa é Doutora em Psicologia Clínica (PUC/ SP), pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade Contemporânea. É professora e pesquisadora do Programa de Pósgraduação em Design, Mestrado, bem como dos cursos de graduação em Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Autora do livro Produção estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida, publicado, em 2005, pela Editora Anhembi Morumbi.

Sônia Elbacha Pereira é Coordenadora do Curso de Design e Gestão de Moda da Universidade Salvador – UNIFACS. Consultora em Marketing de Moda e sócia-gestora da empresa Sônia Elbachá Marketing e Moda, com clientes nacionais da Indústria e do varejo de calçados e vestuário. Quinze anos de experiência no setor de calçados, atuando como diretora comercial da Osvaldo Nery Representações. Participou na direção e realização do II Colóquio Nacional de Moda. Mestranda em Administração Estratégica, com projeto enquadrado na linha de pesquisa em Gestão de Empreendimentos Educacionais, com o tema Transdiciplinaridade no Ensino Superior de Moda (UNIFACS/BA). Bacharel em Administração de Empresas (UNIFACS/BA).

Suzana Barreto é designer. Ergonomista. Pesquisadora. Doutora em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina Pós-doutoranda em Sustentabilidade com bolsa Pós-doutorado Júnior do CNPq – Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ergonomia e Especialista em Materiais e Processos Têxteis – Universidade Nacional Autônoma do México; Desenhista Industrial – Universidade Federal do Paraná. Professora colaboradora do Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Possui também múltipla atividade docente como professora convidada em vários cursos de Pós-graduação no Brasil. Pesquisadora e especialista na área de Ergonomia e Design, com ênfase em ergonomia, design & moda e sustentabilidade, com várias publicações nesta área do conhecimento. Criadora da metodologia OIKOS, metodologia de avaliação de usabilidade e conforto do vestuário. Coordenadora do Grupo de Trabalho Design Universal e Acessiblidade da Associação Brasileira de Ergonomia – ABERGO. Pesquisadora do Núcleo de Design & Sustentabilidade – Universidade Federal do Paraná. Empresária na área têxtil e de confecção.

Sylvia Demetresco é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França em Paris. Professora da pós-graduação on-line de Marketing Sensorial, em Cultura de Moda, e de Percepção Visual em Jornalismo, da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Professora convidada para o curso de Marketing do Luxo, no Istec, em Paris. Professora na Ecole Supérieure de Visual Merchandising, em Vevey, na Suíça. Editora da revista internacional de visual merchandising, Suíça, Inspiration. Vitrinista da Maison Natura em Paris desde sua abertura em 2005.Autora de diversos livros, publicou recentemente: Vitrinas entre-vistas: merchandising visual (Senac, 2004) e Vitrinas: diálogos urbanos (Editora Anhembi Morumbi, 2005).

Thereza Duarte é empresária, diretora da TNT assessoria. Primeiro foram os anos do curso de Belas Artes da UFRJ e o trabalho com história em quadrinhos na Rio Gráfica Editora - atual Editora Globo. Anos de 1970. Depois, as agências de publicidade como atendimento e diretora de arte: Agência Pique, especializada em moda. Em meados dos 1980, membro da equipe de produtores de moda do jornal O Globo. Além do Caderno Ela, ao qual se dedicou durante oito anos, prestou serviços para a maior parte dos títulos das revistas femininas das Editoras Abril, Globo e Bloch. Como stylist participou das primeiras semanas de moda do Rio de Janeiro e de São Paulo coordenando, criando e produzindo desfiles para marcas como M. Officer, Cantão, Blue Man, entre outros. Como figurinista participou de especiais na TV Globo e prestou serviço para as melhores agencias de publicidade de Rio de Janeiro. Fundou a TNT em junho de 1995 – empresa de comunicação com foco em moda. Mais recentemente recebeu a chancela profissional de um MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Titta Aguiar é formada em letras, jornalismo e estilismo de moda, com várias especializações no exterior na área de moda. Autora dos livros Personal Stylist, 5ª edição e o recente, Acessórios, 2ª edição ambos da editora Senac São Paulo, lançados na São Paulo Fashion Week. No ano de 2006, viajou por mais de 40 cidades pelo Brasil ministrando palestras na área de moda. Como jornalista, apresentou durante três anos um quadro de moda na TV Record, “Note-Anote”, e atualmente participa de um programa na Band, “Mundo Fashion” e apresenta um quadro de moda na TV Record de Fortaleza, “Tudo de Bom”. Foi docente do Senac Moda, durante cinco anos, e em seu currículo de Dress-code Empresarial, citamos alguns clientes como Pernambucanas, Fotoptica, Emerenciano Advogados, Machado e Associados, Admix Consultoria, Associação dos Bancários do Rio de Janeiro, Barra Shopping Rio, Shopping Iguatemi... Clientes na área de consultoria de personal stylist constam atores, apresentadores, políticos, empresários, cantores.

Virginia M. Saback E. Guimarães é coordenadora do curso de graduação tecnológica de Design e Gestão de Moda, é professora das disciplinas: Pesquisa de Moda; Desenvolvimento de Produto e Planejamento e Desenvolvimento de Coleção, na Universidade Salvador (UNIFACS), onde também integra o Grupo de Estudos e Pesquisas – Arquimemória (vinculado ao NEPAUR e ao PPDRU da Universidade Salvador – UNIFACS). É consultora de moda para negócios e planejamento estratégico de produtos.

Yara Eleodora é produtora de moda e figurinista.Trabalha há 15 anos atuando em diversos campos, entre eles: televisão, cinema, teatro e revistas. Atualmente é professora de produção de moda e criação de figurino. É professora em cursos curtos criados por ela mesma. Lecionou na Universidade Anhembi Morumbi – SP e no Senac-Faustolo-SP. É formada em gestão em moda pela UniFMU e é mestranda em moda, arte e cultura no Senac-SP.