Clique para Ampliar
Ficha Técnica 60 reproduções fotográficas
Formato: 18 x 14 cm / Páginas: 128
Capa: Brochura / Edição: 1
Lançamento: 2007 / Idioma: Português
ISBN: 978-85-89617-12-3
Preço: R$ 22,00

Não chega a ser um consolo, mas é verdade. Em volta do velho arquiteto acumulavam-se montanhas de jornais, livros e papéis velhos, misturados a projetos e anotações, praticamente um lixão cultural. No quarto que serve de escritório no apartamento da rua Constante Ramos, em Copacabana, as fotos misturam-se apenas entre si... ou, pelo menos, assim parece. É preciso abrir um espaço na pequena mesa de luz para vê-las: o enquadramento sempre inteligente e interessante, o foco perfeito, as cores que só ele consegue.
Para quem cresceu numa redação admirando o trabalho personalíssimo de Walter Firmo, estar entre todas
aquelas figurinhas soltas é como mergulhar num sonho com pontas de pesadelo: socorro, ali há um negativo amassado! Cuidado, os cromos que estão no canto da mesa vão se arranhar! Ai, meu Deus, e se isto se perder?!

— Não se perde não. Estou acostumado. E também nunca deixei nenhuma diarista que trabalha aqui em casa arrumar este quarto, aqui só eu mexo. Isso facilita muito. Alguns poucos alunos têm, às vezes, a chance de passar horas no escritório, viajando nas imagens. Mas com eles as fotos talvez estejam mais seguras do que com o autor: tenho certeza de que todos sentem a mesma mistura de reverência e privilégio que eu mesma sinto ao entrar lá. Pego um cromo ao acaso: uma senhora negra de vestido rosa, carregando uma sacola clara e calçando sandálias impossivelmente amarelas. Atrás, uma parede branca onde se vê a sombra de bandeirinhas de São João. É um exemplo perfeito da obra do homem divertido e cordial que está ao meu lado, da sua forma amorosa de ver. O Brasil de Walter Firmo é sempre bonito, é sempre o país que trazemos no coração.

(...)

Não há como olhar uma seleção dessas fotos sem sentir vontade de conhecer o autor. Para quem sabe ver, salta aos olhos que, por trás das imagens, está um sujeito bacana, um ser humano dotado não só de talento e garra, mas também de simpatia e ternura. Walter Firmo é o cara.

Cora Rónai

Escreva uma resenha ou comentário sobre esse livro, ela será publicada aqui no site